Skip to content

Pessoas com Múltiplas Habilidades

multiplas habilidades

Pessoas com múltiplas habilidades?!?

Você provavelmente convive, já conviveu ou até mesmo se identifica como alguém que está sempre envolvido com dezenas de atividades diferentes.

Aquela pessoa que, volta e meia, mergulha de cabeça em um novo projeto e, às vezes, acaba não terminando.
Curiosamente, parece gostar de tudo e se dar bem com uma infinidade de áreas completamente distintas.

Essa pessoa é como um canivete suíço, como bem colocado por Rafaela Cappai. Possui diversas habilidades e funções. De vez em quando saca uma, outras vezes aproveita várias ao mesmo tempo.

Você tem múltiplas habilidades?

Tenho multiplas habilidades

Gosta de fazer várias coisas e não se vê fazendo uma única coisa para o resto de sua vida?

Vive em constante conflito quando te perguntam o que você faz?

A pergunta “O que você quer ser quando crescer?” já te causou certa ansiedade?

Gosta de fazer várias coisas que na maioria das vezes não se relacionam diretamente?

Artes, exatas e humanas tem tudo haver com você?

Então, você pode ser uma pessoa com múltiplas habilidades!

Leia também?
Como Decidir O Que Fazer Da Vida?
Onde Me Encaixo no Padrão da Sociedade?

O são múltiplas habilidades?

O que são multiplas habilidadesUma pessoa com múltiplas habilidades é aquela cuja lista de afinidades (com profissões, hobbies e projetos) parece não acabar nunca.

Essa característica permite explorar diferentes conhecimentos, se interessar rapidamente por coisas novas, se adaptar a qualquer tipo de grupo e conseguir aplicar mais de uma habilidade em seu dia a dia.

Mas, engana-se quem pensa que esse traço traz apenas benefícios.

Infelizmente, a maioria das pessoas com múltiplas habilidades as vezes podem se sentir desajustadas, por não terem uma única vocação a seguir.

Isso acontece devido a insistência da sociedade em dizer que cada indivíduo tem um caminho a seguir, uma carreira para levar até o final da vida.

Essa ideia de ter um foco específico na vida é totalmente romantizada em nossa cultura.

Onde todos temos um destino ou vocação específica. A ideia de que cada um de nós tem uma única coisa especial e que precisamos descobrir que coisa é essa e dedicar nossa vida a ela.

A sociedade, deveria ter todo o interesse em incentivar pessoas como nós!

apoio sociedade

No mundo atual, temos muitos problemas complexos e multidimensionais e precisamos de pensadores criativos e inovadores para tentar resolvê-los.

Bom, digamos que você seja um especialista nato, que você nasceu sabendo que queria ser um neurocirurgião. Não se preocupe, também não há nada de errado com você.

Na verdade, algumas das melhores equipes contam com especialistas e pessoas com múltiplas habilidades trabalhando juntos. O especialista pode se aprofundar e implementar ideias, enquanto quem tem múltiplas habilidades traz amplitude de conhecimento para o projeto. É uma bela parceria.

Mas todos deveríamos estar criando vidas e carreiras que estejam alinhadas com a nossa forma de funcionar.

Infelizmente, pessoas com múltiplas habilidades têm sido amplamente incentivados simplesmente a serem mais especialistas. Então, depois do que eu disse, se há uma coisa que vocês podem aproveitar desse artigo, espero que seja o seguinte:

Aceite sua maneira de funcionar, seja ela como for.

Abraçar nossa forma de funcionar nos leva a ter uma vida mais feliz e autêntica.

O lado bom de ter múltiplas habilidades!

lado bomApesar da sociedade nos dizer constantemente que devemos nos tornar especialistas e seguir um único caminho. Existem muitos benefícios em ter múltiplas habilidades.

Entenda agora onde estão seus diferenciais por ter múltiplas habilidades e explore-os a vontade. Lembre-se: O Mundo precisa de pessoas como nós!

Síntese de Ideias

Por termos múltiplas habilidades estamos constantemente explorando diversas áreas.

Por isso, possuímos conhecimento suficiente para estabelecer elos entres diversos setores. E é justamente na junção entre um setor e outro que surgem as ideias mais inovadoras possíveis.

Ou seja, é possível combinar duas ou mais áreas completamente distintas e criar algo totalmente novo com essa união.

Geralmente é nesse momento que acontecem a criação de produtos inovadores, jamais pensados pelos especialistas de plantão!

Aprendizado Rápido

Quando nos interessamos por algo, nós nos dedicamos muito.

Observamos tudo que esteja ao nosso alcance. Estamos acostumados a ser iniciantes, afinal já fomos iniciantes muitas vezes, e isso significa que não temos menos medo de tentar coisas novas e de sair da nossa zona de conforto.

Além disso, muitas habilidades podem ser aplicadas em diversas áreas, e trazemos tudo o que aprendemos para cada nova área de interesse.

Com isso, raramente começamos do zero.

Adaptabilidade

Podemos ser o que precisarmos. Conseguimos sempre “se virar” e dar um jeito de encontrar alguma maneira de ganhar dinheiro, por exemplo.

E com as mudanças tecnológicas acontecendo cada vez mais rápido e inserindo novas profissões no mundo, essa é uma característica extremamente valiosa de se ter.

Para exemplificar: há alguns anos, um repórter era responsável apenas pelo texto de matérias e artigos. Hoje, um bom profissional precisa saber filmar, fotografar, editar, falar em frente à câmera e saber se desenvolver.

Ou seja, temos a habilidade de ser o que for necessário em qualquer situação. Uma matéria da revista Fast Company identificou a adaptabilidade como a habilidade mais importante a ser desenvolvida para se ter êxito no século XXI.

Mente Aberta

Estamos sempre com a mente aberta para algo novo.

É muito difícil chegar alguém para conversar com pessoas com múltiplas habilidades apresentando um assunto totalmente novo e não ficarmos completamente fascinados.

Estamos sempre interessados pelo desconhecido e facilmente nos interessamos por novos assuntos e ideias.

Apresentar uma proposta para uma pessoa com múltiplas habilidades é muito mais fácil de ela “comprar” sua ideia. Se você mostrar de forma entusiasmada, ela no mínimo irá se interessar em saber mais.

Mas, nem tudo são flores.

zona de atençaoAssim como qualquer pessoa da sociedade nós também não somos perfeitos. Seria utopia pensar isso, não é mesmo!

Temos também alguns pontos que gosto de chamar de Zona de Atenção!

Pontos esses onde devemos estar sempre com a antena ligada para ver se não estamos entrando nessas zonas. Qualquer aproximação delas, devemos parar, respirar e pedir ajuda.

Que fique claro uma coisa aqui. Pedir ajuda não é sinônimo de fraqueza, falta de caráter ou conhecimento.

Muitas vezes estamos tão imersos na situação que não conseguimos enxergar o óbvio, isso acontece comigo direto. E um olhar de alguém de fora da situação pode ser o que falta para voltarmos para o eixo.

Perda de Foco

Estamos a cada dia nos interessando por um assunto diferente e por isso podemos facilmente perder o foco no que estamos fazendo agora.

É importante você ter claro o que é prioridade para você, para não se perder.

Faça uma lista das coisas que você quer fazer, para não perder elas de vista! Guarde na carteira, no celular, na nuvem. O importante é você dar como concluído um projeto que você esteja trabalhando antes de iniciar um novo.

Ou até mesmo ajustar sua agenda para que você não precise parar o projeto atual para iniciar o novo projeto, você pode e, se quiser, deve trabalhar diversos projetos ao mesmo tempo. Você deve se conhecer para saber a melhor forma de funcionar para você.

Medo de Compromisso

Quando se trata de compromissos, muitas pessoas com múltiplas habilidades se desesperam.

O horror de dedicarem suas vidas sem fazer tudo o que gostariam é algo terrível. Muitas vezes o medo de compromisso é a única coisa com a qual conseguimos nos comprometer.

Isso acontece por má interpretação da palavra compromisso.

Crescemos com o conceito de que devemos escolher uma única coisa para fazer o resto da vida, e por isso entendemos que o compromisso é algo assim.

Não devemos temer compromissos, e sim nos comprometer com tudo aquilo que queremos fazer em nossas vidas.

Entenda, compromisso não é para a vida, é para o período que estiver se dedicando para aquela atividade ou coisa que deseja fazer no momento.

Sufocar os Interesses

Muitos de nós estamos simplesmente ocupados demais para ir em busca dos nossos sonhos. Especialmente na vida adulta, onde temos tantos compromissos a cumprir diariamente.

Tudo bem que você tenha uma agenda lotada. Tudo bem que você tenha uma família para cuidar. Tudo bem que seu trabalho atual te demande levar trabalho para casa.

Mas entenda que não esta nada bem você abandonar seus sonhos em pró de tudo isso que ocupa seu dia-à-dia.

Pare uns minutos e liste todas as coisas que você tem como “obrigação” diária. Se você colocar tudo no papel, irá perceber que existem algumas brechas de tempo que você pode, de repente, incluir algo que esteja interessado(a) em fazer e esta adiando.

Não é vergonha nenhuma você reservar um momento para você no seu dia. Isso vai te encher de energia para fazer todas as outras coisas que consomem sua agenda.

Será que eu tenho múltiplas habilidades?

Se você leu esse artigo até aqui, as chances são ENORMES, afinal um especialista JAMAIS se interessaria por um artigo como esse.

Qualquer especialista acharia esse artigo um completo absurdo. Onde já se viu fazer várias coisas? Isso é insano.

Por isso o simples fato de você ter se interessado, ou até mesmo se identificado com esse artigo já é prova de que você tem sim múltiplas habilidades.

Mas se você quer ter certeza, e tirar a prova aqui vai um presente para você.

Preencha o QUIZ, clicando na imagem a baixo e entenda se você tem Perfil de uma pessoa com múltiplas habilidades.

Depois volte aqui e me compartilhe seu resultado. Vou adorar saber qual foi sua descoberta!

Eu Posso Tudo QUIZ

Nesse QUIZ você poderá identificar se você é uma pessoa com múltiplas habilidades e, o mais importante, qual é o seu Perfil.

Perfis de pessoas com múltiplas habilidades.

perfilCada um de nós temos um modo de funcionar melhor. E o fato de termos múltiplas habilidades não nos torna um modelo padrão.

É importante termos clareza de qual é nosso perfil, assim podemos respeitar nossa maneira de ser.

Digo isso porque algumas pessoas se perdem ao entender que possuem múltiplas habilidades, começam a fazer um monte de coisas ao mesmo tempo e acabam se perdendo.

Isso geralmente acontece porque o modo como fomos educados  não é para fazer um monte de coisas ao mesmo tempo.

Existem três perfis de pessoas com múltiplas habilidades, cada um com seu modo de funcionamento.

Simultâneos

Pessoas com múltiplos interesses que favorecem o estilo simultâneo estão no seu melhor quando eles têm muitos projetos e paixões em suas vidas.

Basicamente, o polvo é sua criatura do coração, com cada braço trabalhando em algo diferente.

Os simultâneos são energizados quando freqüentemente alternam entre sua ampla gama de tópicos e projetos. Estão com as mãos em vários projetos em qualquer momento da sua vida.

Tem muitas habilidades diferentes e amor entre os conjuntos de habilidades.

Sequenciais

A pessoa com múltiplas habilidades que opera no estilo sequencial move-se em seus interesses (rufar de tambores …) em sequência!

Pense neles como uma fênix – às vezes parece que eles queimaram uma vida em um projeto para então começar de novo. De um jeito bom!

Os sequenciais vivem suas paixões uma após a outra, muitas vezes passando anos entre interruptores.

Mas isso não faz deles pessoas sem múltiplas habilidades – eles são curiosos + adaptáveis!

Gostam de investir uma boa quantidade de tempo, alcançando alguma profundidade em uma determinada área antes de deixá-la para trás por algo novo.

Às vezes, são confundidos com especialistas, quando todas as suas vidas passadas / carreiras não são levadas em conta.

Híbridos

Existem aquelas pessoas com múltiplas habilidades que apenas gostam de misturar a maneira com que trabalham.

Esses tem o estilo híbrido. Não estão totalmente no estilo simultâneo (um milhão de projetos em movimento de uma só vez) ou totalmente no estilo sequencial (geralmente mantendo um ou dois esforços principais de uma só vez).

Como híbrido é possível ficar mais feliz quando têm alguns projetos diferentes acontecendo ao mesmo tempo.
Amam variedade, mas podem ficar sobrecarregados quando eles têm muita coisa acontecendo ao mesmo tempo.

Às vezes, passam por períodos em que estão fazendo malabarismos com diversos projetos e períodos em que investem profundamente em uma única coisa.

Sabendo isso é importante você respeitar sua forma de funcionar!

Faça o QUIZ entenda qual o seu perfil de pessoa com múltiplas habilidades e veja se você esta hoje trabalhando de acordo com seu perfil.

Caso não esteja, algumas mudanças podem ser necessárias. Por isso, me mande uma mensagem vai ser um prazer te ajudar nesse processo de descoberta!