Skip to content

Mentoria

5 (100%) 1 vote[s]

Desde crianças, tudo o que fazemos na vida aprendemos com um mentor, um professor ou um pai nos dirigindo e nos ajudando ao longo do caminho.

Palavras de encorajamento são abundantes e sempre parece haver alguém preocupado com nosso bem-estar.

Como adultos, essa relação é muito mais difícil de estabelecer. Não seria bom ter alguém ajudando você na vida e ajudando você a encontrar satisfação profissional?

Já pensou em ter uma pessoa que te ajude na hora de tomar certas decisões, grandes decisões, conseguir parcerias e resolver problemas?

Um mentor ajuda você em sua jornada!

Seja no mundo dos negócios ou em assuntos pessoais pode ser empolgante trilhar os caminhos sozinho e criar sua história por conta própria.

Acontece que a realidade é que, embora você seja uma pessoa com ótimas ideias, talvez você não saiba exatamente se o que está fazendo é a melhor escolha.

Eu tive vários mentores ao longo dos anos e aprendi uma quantidade imensurável de lições valiosas com cada um deles.

Desde não seguir determinados caminhos ou não fechar certas parcerias, e por isso posso afirmar que um mentor pode ser peça fundamental para você ter sucesso na vida.

Muitas organizações, líderes e pessoas de sucesso nomearam os mentores como fundamentais para o sucesso de uma pessoa.

Por que ter um Mentor é importante?

Vamos começar respondendo a pergunta: O que de bom um mentor pode fazer comigo?

Estudos apontam que pessoas que são mentoradas relatam ter mais sucesso na vida e na carreira, como remuneração mais alta, maior número de promoções, mais satisfação no trabalho e maior nível de comprometimento de carreira.

Na minha opinião, os mentores são cruciais para ajudar os indivíduos a conectarem os pontos entre suas habilidades e seu potencial, seus objetivos e seus sucessos.

Eles fornecem o conselho, a confiança e o network que permitem que as pessoas encontrem seu caminho de sucesso.

Como podemos identificar momentos em que estamos recebendo uma mentoria?

Ilusão acreditar que uma mentoria acontece em uma sala ou consultório fechados a quatro paredes, isso se chama terapia.

A mentoria pode acontecer a qualquer momento e em qualquer lugar. Por isso ser capaz de identificar os momentos em que estamos recebendo uma mentoria é tão importante.

Nem sempre nossos mentores são profissionais pagos e contratados para nos aconselhar, esses existem e são profissionais no que fazem.

Eu inclusive tenho alguns clientes que me contrataram especificamente para isso.

Existem pessoas com mais experiência (não confunda experiência com idade) que nós em determinados assuntos e a qualquer momento podem nos fazer uma mentoria.

Por isso mantenha sempre uma caneta e um caderno à mão para poder anotar qualquer conselho, assim você pode consultar o suas anotações quando precisar de inspiração.

Aqui estão algumas formas de mentoria que podem servir como uma oportunidade para aprender e crescer:

Feedback crítico:

Você pode odiá-lo no começo, e você definitivamente não vai esquecer com facilidade. Mas sabendo não levar para o lado pessoal ou como um insulto e usando como um catalisador para melhorias você passará a amar.

Eu posso afirmar, tive alguns feedbacks críticos de pessoas que disseram construtivamente, sobre um vídeo que eu fiz, sobre minha visão “não parecer comigo”.

Eu percebi que era verdade, e que estava perdida em como conseguir o tom que estava procurando para comunicar minha visão as pessoas.

Meus mentores me ofereceram conselhos incríveis e me direcionaram para alguns grandes especialistas que me colocaram no caminho certo.

O feedback crítico, ou negativo, é sempre difícil de ouvir. Mas se quisermos crescer e nos tornarmos os melhores naquilo que fazemos, é completamente necessário.

Aprenda a separar críticas duras e prejudiciais das coisas que são construtivas e você pode usá-lo como vantagem.

Quanto à minha experiência, sou muito grata pela gentil honestidade de meus mentores. São pessoas onde sempre posso contar quando tenho novas ideias. Eu não sei o que seria de minha vida sem eles.

Uma informação privilegiada:

Se alguém está mantendo você informado sobre acontecimentos importantes e relevantes para sua vida ou para sua carreira, você tem uma mágica mentoria acontecendo.

Isso pode acontecer com um colega ou com alguém em um nível acima de você e, de qualquer forma, é importante manter a orientação.

Quais são os seus papéis e responsabilidades enquanto está sendo mentorado(a)?

Ser mentorado por alguém é um passo para construir um relacionamento duradouro e equilibrado.

Por isso é importante ter em mente algumas regras de ouro:

  • Seja respeitoso com o tempo da outra pessoa (não atrase);
  • Esteja preparado com solicitações ou perguntas específicas e se esteja focado durante a reunião;
  • Certamente seja gentil;
  • Acompanhe e informe os resultados atingidos;
  • Não tenha medo de admitir que você não sabe como resolver um problema, seja honesto e aberto;
  • Passe em frente; compartilhe seu conhecimento com outras pessoas necessitadas, sempre que solicitado.

Buscando Mentoria

Quando pensei pela primeira vez em mentoria, parecia tão sério e formal.

Imaginei uma reunião marcada em um ambiente profissional, uma pessoa tomando notas enquanto a outra falava sobre como encontrar um verdadeiro caminho na vida.

Eu estava me sentindo um pouco menos inspirada e mais intimidada com a perspectiva de encontrar alguém para estabelecer esse tipo de relacionamento.

Até que agendei minha primeira sessão de mentoria que aconteceu em um café, em meio a risadas compartilhadas e uma conversa totalmente informal e descontraída.

Foi nesse momento que entendi que esse seria um caminho que eu trilharia em minha vida para sempre, seja como mentorada ou como mentora.

Deste dia em diante eu tenho não um, mas diversos mentores, dependendo de como está minha vida no momento.

Nesse momento por exemplo tenho mentores nas áreas pessoal, negócios e desenvolvimento pessoal.

Durante meu processo como mentorada eu fui em busca de poder retribuir esse aprendizado com outras pessoas e fui buscar minha formação como mentora para que eu pudesse atuar de forma profissional.

Hoje sou certificada pelo T. Harv Eker Signature Program e estou em formação pela Blair Singer Training Academy para me aperfeiçoar ainda mais. Ambas nos EUA.

Em minha mentoria eu ajudo e oriento pessoas que estão em busca de um objetivo, uma meta, um sonho. Orientando e direcionando em todo o processo de planejamento e execução.