Skip to content

Como Decidir o Que Fazer da Vida?

o_que_fazer_da_vida

E agora? Como decidir o que fazer da vida? Eis a questão.

Me encontrei na vida. Eu não precisava seguir a vida buscando ser especialista em algo, eu poderia qualquer coisa. Vitória! Mas isso não significou encontrar as respostas as quais eu tanto buscava.

Contudo, ainda existia uma sombra pairando sobre meus pensamentos. Uma dúvida me consumia.

Afinal, como eu poderia simplesmente decidir o que fazer da vida se eu buscava várias coisas?

Seria tão fácil assim?

Por onde eu começo?

Por onde eu começo

Se essa pergunta me travou inclusive para escrever esse artigo, imagina como foi na hora de decidir o que fazer da vida?

Pois, qual seria o melhor caminho para começar? Qual o melhor momento? Qual atividade fazer primeiro?

Leia também: 
Eu Sentia Vergonha de Mim
Eu Estava Perdida

Quanto mais reflito sobre meus dilemas, mais percebo a infinidade de perguntas as quais devo responder para minha mente todos os dias.

E porque tantas perguntas, tantas dúvidas?

Cheguei a uma conclusão quanto a esse motivo, mas antes gostaria de deixar claro um coisa. Escrevo aqui apenas minha opinião, isso não me torna certa, nem errada, é apenas minha opnião.

Somos cheios de dúvidas e questionamentos. Fomos doutrinados em um mundo repleto de regras. Com diversos conceitos de certos e errados, de definições criadas por alguém e os seguimos até hoje.

Quem determinou o certo e errado?

Quem determinou o certo e erradoAlguns dizem tudo ter começado através pelo livro mais lido do mundo, a Bíblia. Outros, ser a política.

Honestamente, não tenho uma opinião sobre esse ponto de partida. Para isso ainda preciso estudar muito, de modo a poder chegar em algumas opções. Mas certamente isso aconteceu a poucos séculos atrás.

Se analisamos a história antiga, podemos perceber um mundo muito mais fácil de se viver. Claro, me refiro aqui a conceitos de vida.

Por isso acredito fielmente ter sido muito mais fácil saber exatamente o que fazer da vida. Viver em um mundo sem tantas regras.

E eu posso dar até alguns exemplos um tanto polêmicos.

Nos séculos anteriores ao século XIX, não havia a categoria homossexual, que viria a surgir com o discurso médico. Até então, existia a figura do sodomita, que não era uma categoria identitária, mas alguém que cometia o ato da sodomia.

A poligamia já foi regra nos grupos humanos em estado natural. Durante a história, a poligamia foi amplamente usada, tendo como principal causa a grande diferença numérica entre homens e mulheres ocasionada pelas guerras.

Fonte: Wikipédia

Mas, assim como os exemplos acima, em um dado momento foi instituído, por uma ou mais pessoas, tais práticas eram erradas.

Com isso, rótulos foram criados para “categorizar” as pessoas. E quem decidisse o que fazer da vida fora daqueles padrões estabelecidos como “normais” ou “certos”, seria rotulados.

O que fazer da vida?

O que fazer da vidaDentre tantas regras, fica bastante desafiador saber exatamente o que fazer da vida. Afinal, no meu caso, a regra era clara: eu precisava escolher uma única vocação para seguir.

Com isso fica difícil responder essa pergunta com precisão.

Minha resposta padrão para qualquer dúvida, qualquer pergunta sem resposta rápida é. Estudar…

Por isso eu simplesmente mergulhei no universo do auto conhecimento e busca incessante por informação.

Durante esse processo encontrei muitos obstáculos e superações.

Através do auto conhecimento entramos em um processo de iluminação e clareza. Mas, ainda assim, encontramos diversos desafios a serem superados.

Auto conhecimento me fez melhor

Auto conhecimento me fez melhor

A cada dia consigo me entender melhor, me aceitar mais, me conhecer, entender porque sou como sou. Como me relacionar melhor com as pessoas.

O melhor de tudo é que, ao me entender melhor, consigo também entender as outras pessoas ao meu redor.

É impressionante como meu auto conhecimento melhorou meus relacionamentos.

Se você se identificou com o fato de Eu Sentir Vergonha de Mim e também Eu Estar Perdida e fica constantemente se perguntando sobre o que fazer da vida, quero te fazer um convite especial.

Aprenda mais sobre você

e-book-uma-vida-de-opcoes-volume1Caso você não saiba por onde começar vou te deixar um e-book GRATUITO.

Esse e-book conta com alguns conceitos sobre pessoas com o mesmo perfil meu. Pessoas com múltiplas paixões, que se interessam por várias coisas.

Portanto, se você não quer seguir apenas uma vocação. Se não quer fazer a mesma coisa pelo resto da vida, baixe AGORA esse e-book e comece HOJE sua jornada pelo auto conhecimento.